quarta-feira, 18 de abril de 2012

Copene 2012: INSCRIÇÕES ATÉ 23/04!




Pessoal,

Estão abertas as inscrições de resumos para apresentação de trabalhos no VII Congresso de Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, a ser realizado entre os dias 16 e 20 de Julho de 2012 em Florianópolis, Santa Catarina. 

Há diversos Simpósios Temáticos interessantes e o tema deste ano é essencial: A Luta Antirracista no Século XXI. Destacamos o Eixo Diversidade, Relações de Gênero e Sexualidade e os STs correspondentes (veja abaixo). 

Há ainda diversos outros Eixos que vão desde saúde até direitos a história e arte. São aceitos trabalhos de pesquisador@s divers@s, membros de movimentos sociais etc. Pesquisador@s não-negr@s são bem-vind@s. Imperdível!

Mais informações em: http://www.abpn.org.br/copene/


Eixo Diversidade, Relações de Gênero e Sexualidade

Relações Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual na Educação
Proponentes: Profa. Dra. Mirian de Albuquerque Aquino e Profa. Dnda. Ligia Luis de Freitas
Resumo: Se a escola, na sua trajetória, tem sido um dos espaços de reprodução e reforço do modelo cultural hegemônico, impedindo a concretização de uma educação pautada nos direitos humanos, é nela que devem ser planejadas e implementadas iniciativas que mudem sua fotografia atual. Portanto, o cotidiano escolar, em situações e espaços aparentemente insignificantes, pode se tornar um contexto fundamental da educação para a igualdade, para o respeito e para a diversidade. Espera-se que os trabalhos inscritos neste simpósio, resultantes de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização, possam contribuir para que a escola construa novos caminhos em prol da diversidade como elemento imprescindível para se garantir os direitos humanos nas práticas escolares. Espera-se que os trabalhos inscritos neste simpósio, resultantes de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização, possam contribuir para que a escola construa novos caminhos em prol da diversidade como elemento imprescindível para se garantir os direitos humanos nas práticas escolares.

Pensamento das Mulheres Negras na Diáspora
Proponentes: Profa. Dra. Jurema Werneck e Profa. Dnda. Claudia Pons Cardoso
Resumo: Este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadoras/es para discutir e avaliar as contribuições do pensamento das mulheres negras no contexto da diáspora, em especial do Brasil. São contribuições que advogam a fusão entre práticas e saberes tecidos à luz de suas experiências colonial e pós-colonial, apoiadas em diferentes medidas – ou não – em saberes e práticas oriundos das diferentes tradições de origem africana e afro-brasileiras que persistiram ao longo dos séculos. A valorização e o resgate dos saberes produzidos pelas mulheres negras representam, por si só, uma política de descolonização do saber, na medida em que se redefine a orientação do vetor da concepção ocidental de mundo para as concepções filosóficas das sociedades africanas e afro-brasileira totalmente excluídas do chamado conhecimento hegemônico. Buscar fundamentação em elementos/valores/princípios que constituem tais práticas e saberes faz emergir novas propostas epistemológicas e empreende profundos cortes com o paradigma ocidental moderno. Tendo em vista estas colocações, convidamos as/os pesquisadoras/es a apresentarem seus trabalhos nas múltiplas direções abertas pelas mulheres negras em diferentes momentos históricos. Direções que apontam para ações, discurso, produção escrita, formas de organização social e intervenção política e que expressam uma perspectiva marcada por raça/etnia, classe, religiosidade, diversidade sexual e outros lugares sociais confirmados pelas experiências concretas e particulares das mulheres negras.

Negritude e Homossexualidades: a própria casa da diferença
Proponentes: Prof. Dr. Alecsandro José Prudêncio Ratts (Alex Ratts) e Profa. Dnda. Tatiana Nascimento dos Santos
Resumo: Com esse ST objetivamos criar no COPENE um espaço para apresentação e discussão de análises contemporâneas sobre identidades intersectadas em raça e orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero, essa “evidência não vista” (WHITE, 2001), criando assim um lócus epistêmico em que pesquisadoras e pequisadores, bem como ativistas de movimentos sociais de atuacao correlata ao tema do ST, possam dialogar sobre o encontro desses dois importantes marcadores sociais: raça e diversidade sexual, com foco na população negra LGBTQI – lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer e intersex – e seus processos de autopercepção, vulnerabilização, exclusão ou empoderamento. A adesão d@s proponentes e coordenador@s do simpósio aos estudos feministas e de gênero sugere, ainda, que o ST estará orientado tanto às análises da articulação e funcionamento do racismo generado (Perry, 2007) especialmente em sua vertente lesbo/homo/trans/travestifóbica que cria um sexismo racista estruturante das sexualidades afrodiaspóricas, quanto à visibilização das produções que abordem as lesbiandades, transexualidades e travestilidades negras preferencialmente, mas não exclusivamente. Ou seja, trabalhos sobre homossexualidade negra masculina são bem vindos mas não serão majoritários

Nenhum comentário:

Postar um comentário