quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dia do Orgulho LGBT!

Muito se fala, neste dia 28 de Junho, sobre os festejos, debates e manifestações que relembram o motivo das primeiras marchas e paradas contra a ação agressiva e preconceituosa com pessoas LGBTs: o combate dno bar Stonewall Inn, bar nova-iorquino de encontro gay. Em 1969 o bar foi invadido por policiais, quem prenderam todos os frequentadores sem razão aparente, o que motivou as manifestações públicas.





Imagens dos protestos de Stonewall Inn

Em São Paulo, em fins da década de 70 e início da década de 80, ainda nos primeiros passos da reabertura política, um delegado era conhecido por ações semelhantes, arbitrárias e violentas: Richetti. Isso também motivou manifestações na região da Praça da República e Largo do Arouche, até hoje conhecido como espaço de sociabilidade LGBT.

Mas pouco se fala do ocorrido no Ferro's Bar. Localizado na esquina das ruas Martinho Prado e Avanhadava, era frequantado por mulheres lésbicas militantes que, em 1983, foram impedidas de venderem os jornais do Grupo de Ação Lésbica Feminista. Isso ocorreu em 19 de Agosto e as mulheres també protestaram na rua en frente ao bar, mesmo com a esperada repressão policial.

Pouco lembrada, a ação no Ferro's Bar faz parte da história dos movimentos de contestação LGBTsem São Paulo  eno Brasil e trazem para o centro personagens que comumente não são lembrad@s: as mulheres lésbicas, invizibilizadas pelo discurso de senso comum que alocam gays como o centro da ação política nacional (seja nos ditos "Parada Gay" ou "Dia do Orgulho Gay").

Imagem do protesto em frente o Ferro's Bar


Lembrar do Ferro's Bar, hoje um espaço vazio na frente da Sinagoga Beth-El, histórica na cidade, é recolocar as lésbicas no centro do debate e valorizar a alteração da sigla acordada na última Conferência Nacional GLBT. Ainda na região há bares e locais de encontro de mulheres lésbicas.

Nós, pessoas LGBTs, devemos, hoje e em todos os dias, nos orgulhar de sermos lésbicas e atuantes!

Viva 28 de Junho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário